250 mil fiéis participam da 82ª Romaria Estadual da Medianeira

250 mil fiéis participam da 82ª Romaria Estadual da Medianeira

Foto: Vinicius Becker (Diário)


As primeiras horas deste domingo (9) foram marcadas por uma das maiores demonstrações de fé do país. A 82ª Romaria Estadual da Medianeira levou centenas de milhares de devotos às ruas de Santa Maria que percorreram, em procissão, os cerca de três quilômetros do trajeto entre a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Imaculada Conceição e a Basílica de Nossa Senhora Medianeira.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Segundo a arquidiocese de Santa Maria, cerca de 250 mil pessoas participaram do evento neste domingo. Aproximadamente 220 mil na procissão e outras 30 mil pessoas que aguardavam no Parque da Medianeira.


A procissão partiu do centro da cidade às 7h30min depois de uma missa celebrada por dom Hélio Adelar Rubert, arcebispo-emérito de Santa Maria. Entre as presenças ilustres estavam o vice-governador do Rio Grande do Sul Gabriel Souza (MDB), secretários estaduais, ex-prefeitos do município, além de dom Evaristo Spengler, bispo de Roraima que celebrou a missa solene no Altar Monumento.


Procissão 

No percurso, o quadro histórico com a imagem de Nossa Senhora Medianeira foi carregada sob os ombros dos guardiões da arquidiocese que se revezavam a cada ponto, além de cânticos católicos e orações que davam o tom às mais diversas manifestações de fé e devoção à santa em diferentes idades: crianças, adultos e idosos. Gerações que se uniram em procissão para pedir ou agradecer à Rainha do Povo Gaúcho. Romeiros andavam descalços, outros agarrados à imagem de Medianeira. Teve, também, quem rezou baixinho o tempo todo ou que esteve em dupla, grupo ou sozinho. Cada um à sua maneira e com os seus motivos para estar presente e acolhidos por moradores que olhavam tudo de suas janelas e sacadas, a grande maioria, enfeitadas com balões azuis – a cor atribuída à Nossa Senhora Medianeira.


Casal participa da romaria há meio século

Entre os milhares de romeiros, estava o casal Maria Madalena de Oliveira, 74 anos e Ivo Antônio de Oliveira, 72, que participam da Romaria há 54 anos e testemunham a evolução do evento há mais de meio século que se consolidou como uma das maiores manifestações religiosas do interior do país.


– Nós temos muita gratidão a Ela que sempre abençoou nossa família. Então sempre que conseguimos, nós viemos. Ela é nossa protetora. Estamos aqui não só por nós, mas pelos nossos filhos e netos. Nós nunca perdemos a nossa fé e esperança e é o que queremos pra todos – destaca o casal que carregava um ramalhete de flores brancas e amarelas.


Mudanças na programação 

Neste ano, o tema da Romaria foi “Sob o olhar da Medianeira, peregrinos de esperança”. Para isso, a arquidiocese apostou em uma programação de três dias e em um horário mais cedo para a procissão de domingo, o que contribuiu para outros aspectos em torno do evento, que é o que está sendo chamado de "Turismo Religioso" e que deu a possibilidade dos fiéis permanecerem mais tempo na cidade e consumir no comércio local.


Para o arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, essa Romaria teve como característica a participação dos jovens e as mudanças propostas na programação.


– Neste ano tivemos uma grande presença de crianças e jovens e isso ficou evidente nos dias da programação, mas destaco também a expressiva quantidade de pessoas que, durante a procissão, caminharam à frente do quadro. Eu já participei de cinco romarias e nunca tinha o visto. Eu enxergo isso como uma retomada das pessoas ao convívio da igreja depois do fenômeno que foi o Papa Francisco e agora o Papa Leão 14. Eu creio que as pessoas estão buscando um sentido para viver – destaca o arcebispo.

História 

A fé em Nossa Senhora Medianeira em Santa Maria começou em 1929, impulsionada pelo padre Ignácio Rafael Valle, que após uma doença prometeu espalhar a devoção à Santa. A fé se consolidou com o pedido de intercessão para evitar um conflito armado em 1930, levando à primeira Romaria Estadual em 1943, e à posterior nomeação de Nossa Senhora Medianeira como Padroeira do Rio Grande do Sul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Pablo Iglesias

Tornado no Paraná deixa seis mortos e mais de 700 imóveis destruídos Anterior

Tornado no Paraná deixa seis mortos e mais de 700 imóveis destruídos

Confira a programação de domingo da 82ª Romaria Estadual da Medianeira Próximo

Confira a programação de domingo da 82ª Romaria Estadual da Medianeira

Geral